segunda-feira, 18 de março de 2013

ROMA: A CIDADE E O IMPÉRIO MUNDIAL (parte 1/3)


As postagens a seguir referem-se ao texto "Roma: A Cidade e o Império Mundial" do livro A História da Cidade do autor Leonardo Benevolo* publicado em 1980. 

A cidade de Roma foi capaz de permanecer ativa na linha cronológica da humanidade desde sua origem, que se deu provavelmente em VIII a.C.,  e alcança até os dias atuais o status  de cidade polarizadora das diversas atividades humanas. Roma remete à grandiosidade dos imperadores, às construções magníficas, às intensas atividades urbanas e a sua língua, o latim, o qual influenciou muitos idiomas do mundo ocidental.
A mitologia romana, numa visão mais chamativa acerca da origem de Roma,  afirma que os gêmeos Rômulo e Remo teriam sido jogados no rio Tibre, exatamente onde viria a surgir a cidade. Resgatados por uma loba, essa os amamentou, os meninos foram criados posteriormente por um casal de pastores. Já na fase adulta, ambos retornam à cidade natal de Alba Longa e conquistaram as terras como o objetivo de fundar uma nova cidade, que com o passar do tempo se chamaria Roma.
Essa explicação mítica é contraposta às pesquisas históricas e arqueológicas que apontam que a fundação de Roma ocorreu a partir da construção de uma fortificação criada pelos latinos e sabinos. Esses dois povos tomaram tal iniciativa, pois resistiam às incursões militares feitas pelos etruscos. No entanto, os mesmos etruscos vieram a dominar a região no século VII a.C.. A partir da fixação desses povos, há o surgimento de uma aldeia que cresce e forma a cidade de Roma, essa se expande com o passar dos séculos de maneira exponencial e fundamentaliza a tão complexa civilização romana.

Mapa da divisão politica atual da Itália


















Mapa de Relevo da região que abriga Roma

Mapa de Situação do sítio urbano de Roma





*Maiores informações sobre o autor:
http://papiroenanquim.blogspot.com.br/2013_01_01_archive.html

Referências:  


Nenhum comentário:

Postar um comentário