segunda-feira, 18 de março de 2013

ROMA: A CIDADE E O IMPÉRIO MUNDIAL - (parte 2/3)

Figura 1  
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%
B3ria_do_Imp%C3%A9rio_Romano

Acredita-se que os antepassados romanos eram camponeses que se instalaram ao sul do Rio Tibre, mas precisamente nas suas margens em uma planície denominada Lácio em meados de 1000 a.C. devido a um surto de erupções vulcânicas , e que esta região foi escolhida devido a sua fertilidade. E com condições naturais favoráveis começa a surgir uma serie de povoados ao qual o que se mais destaca é a Alba Longa.

Existe uma lenda que diz que Amúlio rei de Alba Longa joga seus sobrinhos gêmeos recém-nascidos, Rômulo e Remo ( netos de Númitor, antecessor de Amúlio), no rio Tibre em um cesto de vime. Este cesto teria sido levado pela a correnteza e encalhado junto ao monte Palatino e os bebês são achados por uma loba que os amamenta. Depois eles são encontrados por um pastor que decide cria-los, e quando adultos destronam seu tio e  fundam uma aldeia no monte Palatino nomeada Roma (  do nome Rômulo).

Figura 2 
Fonte:https://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&ie=UTF-8&q=http://lamp.tugraz.at/~f145stdb/VO_GeschichteStadt_
2012_2013/Urban_History_01_Antiquity.pdf
Contudo, as pesquisas arqueológicas apontam que no curso do Rio Tibre existe um ponto após uma curva acentuada que se divide em dois, desta forma criando uma ilha, a Ilha Tiberiana. E é neste local que se pode fazer a travessia com maior facilidade. E por isso os etruscos ( povo que dominava a Alba Longa) usam este local para criar uma feira e um mercado cujo nome era de Foro Boario e Foro Olitorio ( bovino e do azeite), e assim eles conseguem manter livre a passagem até a Campânia.


Figura 3 
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Roma


Povos da península Itálica no princípio da Idade do Ferro
  Ligures
  Picenos
  Latinos
  Oscos
  Gregos




Figura 4
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Imp%C3%A9rio_Romano
É quase unânime a aceitação dos historiadores de que o primeiro local habitado pelos romanos teria sido o Monte Palatino. Este colina possui seu topo achatado o que proporciona um fácil desenvolvimento de uma aldeia, além disso, é a que possui as encostas mais íngremes  o que torna um ambiente mais facilmente defensável,  é a mais central das 7 colinas  e ainda conta com um cercado por dois vales pantanosos . Com o passar doa anos, o rei Sérvio Túlio forma uma cidade que ocupa todas as colinas e é dividida em quatro regiões :
1-Suburbana : compreende o Célio;
2-Esquilina: Inclui o Esquilino, o Ópio e o Císpio;
3-Colina: Inclui o Viminal e o Quirinal;
4-Palatina: Inclui o Palatino;

Figura 5
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/
Ficheiro:RomaCloacaMaximaPercorso.png
No vale central que passa todas as 4 regiões é feita a Cloaca Máxima  uma das mais antigas redes de esgoto do mundo, ela foi desenvolvida para drenar as águas residuais e o lixo,  teve sua construção iniciada com Tarquínio o Prisco e concluída por Tarquínio o Soberbo.  Esse canal também recolhia as aguas que desciam das colinas, drenando inclusive a planície do Fórum Romano( localizado no centro de Roma, é uma praça circundada por varias construções publicas de grande importância cultural, sendo o principal centro comercial da Roma Imperial e popularmente conhecido como Forum Magnum ou apenas Forum). Segundo textos supõem-se que esta cidade era cercada por muros e que possuía cerca de 285 hectares. Ficaram fora da cidade o Capitólio ( ponto central religioso) e o Monte Aventinus que posteriormente é destinado aos plebeus durante as lutas com os patrícios.
Nesse período Roma era a principal cidade do Lácio, contudo em 387 a.C.  ela é invadida e incendiada( com exceção do Capitólio) pelo os gauleses, povo céltico liderado por Breno, entretanto o cônsul Marco Fúrio Camilo derrota o exercito galês em Tusculum ( fato que o fez ser honrado com o titulo de Segundo Fundador de Roma).Os romanos começam a reconstruir a cidade e mantem o seu traçado irregular, e paralelamente começam a conquistar os seus vizinhos. Esta nova cidade é cercada por grandes muralhas que tem seu nome( Muralha Serviana) baseada no rei Sérvio Túlio. Ela ocupa a área do Aventino , o Capitólio e uma parte do Quirinal, totalizando assim uma área de 426 hectares.
Figura 6 
Fonte: http://lamp.tugraz.at/~f145stdb/VO_GeschichteStadt_
2012_2013/Urban_History_01_Antiquity.pdf
Em 329 a.C. é construído o Circo Máximo ( uma arena e local de entretenimento) , demonstrado na figura ao lado. E em 312 a.C. é construído o primeiro aqueduto, Aqua Appia. Neste período começam a se construir os primeiros edifícios na área destinada ao exercito, o Campo de Marte, são eles : Circo Flamínio(221 a.C.), o Pórtico de Metelo(149 a.C.), o Teatro de Pompeu ( cerca de 50 a.C.).  Ao redor do Foro se colocam basílicas e o embelezam, e pela a cidade são construídos numerosos templos. Ao pé do Monte Aventino se cria um empório comercial.
Quando Roma passa ao período imperial as suas construções se tornam mais grandiosas, fato que se opõem a antiga forma de organização da cidade, por isso para dar espaço a esses novos edifícios ocasionalmente se tinha que destruir algumas construções.
Figura 7 
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Map_of_downtown_Rome_during_the_Roman_Empire_large.png
Durante o império de Júlio Cesar o Foro Romano é ampliado com a basílica Júlia e com a construção do Foro de César.  Augusto continua a construção de edifícios no Campo de Marte, como o Teatro de Marcelo, as Termas de Agripa, o Panteão, o Mausoléu do Imperador, a Ara Pacis, o Foro de Augusto ,o Paço Imperial, um grande números de templos, organiza os aquedutos, cria uma nova divisão para a cidade que agora é desmembrada em 14 regiões. E 
Figura 8 
Fonte : http://lamp.tugraz.at/~f145stdb/VO_GeschichteStadt_
2012_2013/Urban_History_01_Antiquity.pdf
enquanto ocorrem estas intervenções publicas se inicia as construções privadas, que moldava os pequenos espaços concedidos em casas com muitos pavimentos denominadas insulae, estas casas eram projetadas para múltiplas famílias, possuíam cerca de 300 a 400 metros quadrados e incluíam quartos de mesmos tamanhos virados para fora e apartamentos e residências com tamanhos variados. E em 5 a.C.  Roma tinha cerca de meio milhão de habitantes.  
Aqueles que sucederam Augusto foram os responsáveis pela a ampliação do palácio que se encontrava no Monte Palatino,  o acampamento estável dos pretorianos, o Castro Pretório, e outras realizações seguindo de maneira desorganizada o programa de reorganização de Roma.
Em 64 d.C. com o incêndio em Roma, Nero tem a oportunidade de modificar de maneira radical a cidade, ele constrói uma residência destinada a ele , a Domus Aurea localizada no Monte Palatino, Celio e Esquilino. Ele cria uma nova organização para os bairros destruídos com métodos mais racionais, embora que ele não pudesse modificar as linhas do organismo já formadas.
Figura 9 
Fonte : http://lamp.tugraz.at/~f145stdb/VO_GeschichteStadt_
2012_2013/Urban_History_01_Antiquity.pdf
Segundo Tácito(XV, 43) esta reconstrução segue algumas diretrizes são elas: a largura das ruas, as medidas da estrutura dos bairros, limita-se a altura do edifício, abriram-se as praças,  acrescentaram pórticos com intuito de proteger as fachadas das insulae. Ele ainda afirma que Nero prometeu construir estes pórticos as suas custas e entregar as áreas limpas a seus donos, também se acrescentou prêmios segundo as categorias dos cidadãos e dos patrimônios familiares, e fixou os termos para quais construídas as domus e as insulae, se teria o direito ao prêmio. Para o descarregamento dos entulhos das construções foi destinado os pântanos ostienses, e os navios que transportavam trigo através do Tibre, estes deviam retornar carregados de entulhos. Em alguns lugares os edifícios só podiam ter como matérias primas aquelas que possuíssem a característica de serem refratarias ao fogo, também se passou a ter uma maior fiscalização da água, para que esta não fosse interceptada de forma exagerada por propriedades particulares, atrapalhando assim que ela corresse com maior abundância em lugares públicos. Os edifícios não podiam mais ter paredes conjuntas, ou sejam, cada prédio deveria ter suas próprias paredes. Estas mudanças trouxeram uma maior beleza para a cidade assim como  uma maior praticidade. Contudo estas modificações não foram bem recebidas por todos os romanos já que, os prédios mais baixos e agora separados não causavam mais tanta sombra, deixando assim a sensação térmica dentro da cidade menos agradável do que a sua versão anterior.


Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cloaca_Maxima
http://www.areliquia.com.br/Artigos%20Anteriores/71Roma.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rum_Romano                                              http://www.infopedia.pt/$roma-da-cidade-ao-imperio                                                    http://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_F%C3%BArio_Camilo                      http://pt.wikipedia.org/wiki/Circo_M%C3%A1ximo   http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_aquedutos_de_Roma                                     http://lamp.tugraz.at/~f145stdb/VO_GeschichteStadt_2012_2013/Urban_History_01_Antiquity.pdf
http://www.ancientworlds.net/aw/Places/Place/324616&region_orderby=postdate_desc
História da Cidade - BENEVOLO, Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário