Localização da região Mesopotâmica |
Dentro desta perspectiva, a região da mesopotâmia era uma excelente opção, pois garantia a população: água para consumo, rios para pescar e via de transporte pelos rios. Outro benefício oferecido pelos rios eram as cheias que fertilizavam as margens, garantindo um ótimo local para a agricultura.
No geral, eram povos politeístas, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. No que se refere à política, tinham uma forma de organização baseada na centralização de poder, onde apenas uma pessoa ( imperador ou rei ) comandava tudo. A economia destes povos era baseada na agricultura e no comércio nômade de caravanas.
Monólito com o código de Hamurabi |
Diversas construções desse período histórico se destacam, e que se tornaram imponentes até os dias de hoje, relatando sua hisória. Entre as mais importantes estão o zigurate de Ur, o zigurate de Akarkuf e a torre de Babel. Zigurates são templos da Mesopotâmia.
A construção é no formato de pirâmides feitas com tijolos de barro. Essas pirâmides representam o encontro do céu com a terra. É interessante notar que as escadas foram feitas de tal forma que fosse possível chegar fisicamente ao templo, localizado na parte mais alta. As pirâmides do Egito não foram feitas para se alcançar a parte mais alta, assim, suas escadas não possuem a mesma utilização.
Torre de Babel |
Zigurate de Ur |
Nenhum comentário:
Postar um comentário