domingo, 21 de abril de 2013

As capelas e conventos

Convento feito por Heloísa 

Nessas fotos que retratam as capelas no século 11 evidenciam a grande influencia que a Europa da Alta Idade Média teve do Estilo Romântico. Embora as fotos não nos tragam muitos detalhes, podemos claramente perceber influencias deste modelo arquitetônico, como os usos dos arcos ( que na verdade tem grande influencia da arte romana), as paredes grosas e com poucas janelas dando assim ao ambiente um caráter fechado. 


Capela onde Abelardo e Heloísa casaram

Outra visão da capela construída por Heloísa e Abelardo
As igrejas e conventos costumavam tentar passar essa ideia de construções fechadas e pesadas pois as mesmas deviam ser resistentes e fortes para impedirem a entrada das “forças do mal”.


Primeiro Convento que Heloísa viveu

Fundos do Convento onde Heloísa viveu


A Catedral de Notre Dame


 A construção da Catedral de Notre-Dame de Paris é retratada no filme como um dos pontos convergentes de interesse da classe social dominante, isto é, o clero. Aberlad, apesar de apregoar as Escrituras aos jovens de Paris de maneira fora dos padrões religiosos da época atrai grandes multidões e por isso arrecada grandes quantias de dinheiro para a construção da Catedral, então, seu modo “inapropriado” de pregar os ensinamentos religiosos é tolerado em detrimento dos interesses do clero parisiense.

A seguir algumas fotos da Catedral ao longo do filme, mostrando o desenvolvimento da sua construção:





Análise Arquitetônica dos Cenários do Filme

Dentre as características arquitetônicas presentes nas edificações, pode-se identificar características "Românicas", ou seja, possuem estruturas abobadadas, paredes de alvenaria, típicas de construções do final do séc. XI e XII na Europa. 


A utilização das abóbadas era frequente, no convento, na residência do tio de Heloísa  e em várias edificações. 



A unidade estrutural era composta pelas aduelas, uma série de blocos de pedra em forma de cunhas. 
O arco e a abóbada são os elementos mais importantes do sistema construtivo dessa arquitetura. 


O arco aumenta as larguras das passagens entre as colunas, e as abóbadas supriam a deficiência originária das dificuldades de serem cobertas grandes áreas de reuniões e práticas rituais. Eram utilizados diversos materiais em determinados lugares, sendo a pedra a preferência da época.




O local de reunião no convento também possuía a abóbada de berço, fazendo com que as paredes fossem de grande espessura, com colunas baixas, resultando numa iluminação precária, o que tornava uma edificação escura.

Há também em diversos ambientes mostrados no filme paredes com pinturas que remetem a cenas religiosas.



quinta-feira, 18 de abril de 2013

Breve Resumo do filme Em Nome de Deus


Em Nome de Deus foi lançado em 1988, tem direção de Cliver Donner, é um filme que atende aos gêneros: drama, romance e histórico. A seguir um breve resumo de um filme bastante polêmico e interessante.


O filme se passa na França no século 18, um romance histórico baseado em fatos reais mostra a Igreja Católica numa época em que os dogmas eram a base para a cristandade. Pedro Abelardo (1079-1142) um Teólogo e professor de Filosofia, conhecido por suas teorias polemicas que, chegou ser acusado de praticar heresia e é nesse momento que Abelardo é convidado para dar aulas na escola de Notre-Dame. A primeira universidade livre da França é quando conhece Heloisa, (1100-1164) uma nobre garota por quem ele vive um amor proibido pela igreja porque Abelardo é um Teólogo e tem seus votos com o celibato e mais tarde pelo tio de Heloisa, o cônego Fulbert, um nobre que detem a guarda de Heloisa e quer que ela se case com outro nobre dono de vários castelos em toda a França.
A força do amor entre os dois coloca em choque os dogmas da Igreja, uma vez que um Teólogo jamais pode se envolver com uma dama e ao se apaixonar perdidamente um pelo outro eles se tornam “humanos” (com sentimentos e prazeres) e deixam o amor falar mais alto. Heloísa engravida de Pedro, rompendo com os paradigmas da Igreja na Idade Média.
Mas nem por isso a igreja os deixou em paz, quando Heloísa foi para Pallet no interior da França para esconder uma gravidez ficando aos cuidados da irmã de Abelardo. Depois eles se casam às escuras e antes mesmo de consumarem seu casamento, Abelardo é pego e castrado a mando do tio de Heloísa.  Os dois ficam sem se falar e trocam suas juras de amor através de cartas. Ela vai para o convento de Santa Maria em Argenteul e ele constrói um mosteiro ao lado do convento, mas mesmo assim só se falam por cartas.
Fica claro que os dois acabaram por atender os anseios da Igreja e terminaram suas vidas trabalhando em prol de uma Igreja mais madura e consciente dos atos humanos. 

“Abelardo morre aos 63 anos em 1142 e Heloísa ergueu um grande sepulcro em sua homenagem, e faleceu algum tempo depois, sendo, por iniciativa de suas alunas, sepultada ao lado de Abelardo.”
 E se falam ainda que, “ao abrirem à sepultura de Abelardo, para ali depositarem Heloísa, encontraram seu corpo ainda intacto e de braços abertos, como se estivesse aguardando a chegada de Heloísa”. 

obs.: o resumo é uma abreviação de um texto feito sobre o filme pelo autor PS Arantes.